top of page
Buscar
  • Foto do escritorIndexcom Agência

Água para Vacinação

Atualizado: 4 de fev. de 2021

O processo produtivo do incubatório é constituído de entradas (ovos incubáveis), transformação biológica dessas entradas em produtos (pintos de um dia), agregando valores. Embora pareça uma atividade relativamente simples, algumas interferências ambientais e relacionadas ao manejo podem interferir no desenvolvimento do embrião e, consequentemente, na qualidade do produto final.

A vacinação in ovo é um momento muito importante para o embrião pois, só com essa tecnologia é possível desenvolver imunidade precoce para algumas doenças. Porém, um ponto muito importante e deixado de lado muitas vezes é a produção de água destilada destinada para o fim em questão.

Á água destilada para a vacinação in ovo é primordial pois, compõe ciclos de limpeza da vacinadora e também no preparo de desinfetantes, álcool e detergentes, ou seja, se a água não for devidamente purificada, a alcalinidade da solução de hipoclorito de sódio (desinfetante) causa a precipitação de minerais presentes na água, como o carbonato de cálcio (calcário), resultando no entupimento do sistema de desinfeção de agulhas a longo prazo. Além disso, incrustações de carbonato de cálcio prejudicam a resistências,inutilizam os aparelhos purificadores (Destiladores). Já em relação ao uso da osmose reversa, os filtros vão saturar com muita facilidade, acarretando baixa produção de água.

A precipitação dos minerais também preserva bactérias, o que faz desta prática, pouco eficaz na desinfecção para a qual ela é proposta. Portanto, a falta de comprometimento, lesa a qualidade de vacinação, aumenta o risco descontaminações, diminui a eficiência de desinfetantes e, pode danificar a longo prazo os equipamentos, gerando perdas produtivas e financeiras aos incubatórios. Por isso, alguns cuidados simples podem contribuir para um processo de qualidade, atenuando riscos biológicos.


Cuidados:

  • Avaliar semanalmente litros/hora produzidos pelo sistema de purificação comparado ao ideal;

  • Realizar manutenções preventivas em seu sistema de purificação (Seguindo as recomendações do fabricante);

  • Mensurar a pressão de água mínima no sistema.

  • Promover limpezas a cada 15 dias em destiladores tipo pilsen e, substituir de filtros de osmoses reversas (Seguindo as recomendações dos fabricantes).


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page