top of page
Buscar
  • Foto do escritorIndexcom Agência

Tecnologia em Vacinação “in ovo”

Atualizado: 4 de fev. de 2021

Por: Zoot. Bruno F. Fortuoso

Zoot. Jéssica D.Dilkin

MV. Maikon V. Souza




A vacinação se torna primordial para prevenir e controlar as enfermidades na produção avícola. Com o desenvolvimento da tecnologia de vacinação “in ovo”, os resultados de prevenção se mostram ainda melhores a campo, já que essa técnica permite a utilização de diversas vacinas auxiliando a imunização mais precoce.

Para obter tais resultados, o equipamento de vacinação contém ciclos de limpeza antes de iniciar a vacinação e após.Isso evita que contaminantes sejam carreados no interior das linhas de vacina. Além disso,existem outros pontos cruciais que antecedem a vacinação que interferem diretamente em seus resultados, como a preparação de vacinas. Erros durante a manipulação, podem influir diretamente no número de células vacinais viáveis, ou seja, na capacidade de imunização dos embriões e por isso deve-se receber grande importância dentro do contexto em que se encontra.

O método de vacinação “in ovo” consiste em aplicar as vacinas 2 a 3 dias antes da eclosão (nascimento).


O equipamento de vacinação é composto por um sistema de injeção com auxílio de duas agulhas, ou seja,uma externa perfura a casca do ovo e a segunda interna realiza a aplicação da vacina. Os elementos são interligados com um sistema de desinfecção da agulha interna após cada injeção.O procedimento permite eliminar possíveis contaminantes favorecendo todos os embriões a serem vacinados.


Existem apenas dois locais de injeção ideais para absorção da vacina pelo embrião, o primeiro é chamado de líquido amniótico e o segundo local é o músculo do peito no lado direito.


Vale ressaltar as diversas vantagens da utilização da vacinação “in ovo”, como:


  • Imunização precoce do embrião;

  • Distribuição uniforme de vacina;

  • Redução de estresse, pelo menor manuseio;

  • Melhor adequação ao bem-estar animal;

  • Maximização da mão de obra dentro dos incubatórios.

2.075 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page